6 hábitos simples para ajudar a economizar dinheiro 

Confira atitudes que vão te auxiliar na missão de garantir um futuro financeiro estável   

Junho 5, 2024 - 20:00
 0  4
6 hábitos simples para ajudar a economizar dinheiro 

Economizar uma parte dos seus rendimentos é uma prática inteligente que pode trazer benefícios significativos para as finanças pessoais a longo prazo. Ao adotar algumas práticas fáceis, é possível reduzir despesas, aumentar a poupança e alcançar objetivos financeiros de forma mais eficiente. Pensando nisso, confira quais hábitos te ajudam a economizar e os implemente em sua rotina! 

1. Planeje as refeições 

Planejar as refeições semanais e fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado pode ajudar a evitar compras impulsivas e desperdício de alimentos. Cozinhar em casa também tende a ser mais econômico do que comer fora. 

Ademais, quando sair para algum passeio, opte pelo cardápio caseiro. “Levar de casa bebidas e lanches pode reduzir consideravelmente os custos”, comenta Luciana Ikedo, educadora financeira e autora do livro “Vida Financeira – Descomplicando, economizando e investindo”. 

2. Economize energia elétrica  

Desligar aparelhos eletrônicos e luzes quando não estiverem em uso, utilizar lâmpadas de LED mais eficientes e reduzir o uso de ar-condicionado e aquecedores são atitudes que costumam ajudar a diminuir a conta de energia elétrica. 

3. Utilize meios de transportes sustentáveis 

Optar por caminhar, andar de bicicleta ou utilizar o transporte público em vez de dirigir todos os dias pode economizar em combustível, manutenção do veículo e estacionamento. Além disso, a caminhada e o ciclismo são grandes aliadas da saúde cardiovascular. 

Isso porque as práticas físicas “melhoram a circulação sanguínea, reduzem a pressão arterial e fortalecem o coração, evitando a formação de placas ateroscleróticas, o que pode levar ao infarto, e protegendo o coração da temida insuficiência cardíaca”, afirma o cardiologista Roberto Yano. 

Pensar racionalmente sobre a necessidade de novas aquisições ajuda na economia financeira Imagem: Kite_rin | Shutterstock

4. Seja um consumidor consciente  

Avaliar cuidadosamente a necessidade de fazer novas aquisições e evitar compras por impulso são hábitos importantes para economizar dinheiro. Além disso, pesquisar por opções mais acessíveis antes de comprar pode ajudar a reduzir gastos desnecessários. 

5. Reavalie assinaturas e serviços 

Revisar assinaturas de serviços e planos de celular, internet e TV é uma boa estratégia econômica. Dentro dessa revisão, identifique e cancele os serviços desnecessários ou busque por alternativas mais baratas. 

6. Invista em atividades gratuitas ou de baixo custo 

Em vez de gastar dinheiro em atividades caras, busque opções mais econômicas, como praticar esportes ao ar livre, ler livros da biblioteca local, assistir a filmes em casa ou participar de eventos comunitários gratuitos. Essas podem ser igualmente gratificantes. 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow